6/20/2009

A Importância do Inglês

A importância do inglês Informação retirada do livro Stars - 5.º Ano, Texto Editores

Com certeza já ouviste falar inglês, por exemplo, em filmes ou séries que passam na televisão ou em canções de cantores ou grupos britânicos e americanos difundidas pela rádio; muito provavelmente também já leste palavras inglesas, por exemplo, stop ou bus; é possível que até já tenhas dito palavras inglesas como yes ou OK.


De facto, a importância e a expansão do inglês são de tal ordem que muitas palavras e expressões inglesas têm sido adoptadas por outras línguas, tornando-se assim internacionais, como é o caso de rock ou jeans.


No caso da nossa língua há bastantes palavras de origem inglesa - anglicismos - que fazem parte do nosso léxico. Algumas mantêm ainda a sua forma original inglesa (por exemplo, snack bar), outras, no entanto, passaram a escrever-se e dizer-se de maneira ligeiramente diferente, aportuguesaram-se (por exemplo, penalti que vem do inglês penalty).A seguir tens exemplos de palavras inglesas usadas em Portugal e referência às que têm aportuguesamento. A azul e em itálico tens palavras ou expressões alternativas em português.As casas sem nada significa que em português se usa a palavra ou expressão em inglês.

O mais fácil do Francês As cores

As cores - Les couleurs

Les couleurs
As cores

bleu
azul

rouge
encarnado

jaune
amarelo

vert
verde

orange
cor-de-laranja

violet
roxo

noir
preto

blanc
branco

gris
cinzento

marron
castanho

rose
cor-de-rosa

doré
dourado

argenté
prateado

bleu ciel
azul céu

bleu turquoise
azul turquesa

(bleu) marine
azul marinho

vert clair
verde claro

vert foncé
verde escuro

Tabela da Multiplicação


Constituição dos alimentos - Funções dos nutrientes

Cada nutriente tem uma importância particular para o nosso organismo, pelo que é fundamental consumir todos eles na nossa alimentação.Os prótidos abundam na carne, no peixe e no feijão. Têm essencialmente uma função de construção de muitas das estruturas do corpo, como os ossos, a pele e os músculos.Os lípidos são os principais constituintes da manteiga e do azeite. Têm uma função de construção e energética, contribuindo para a manutenção da temperatura corporal.Os glúcidos encontram-se em grande quantidade nos cereais, frutos e legumes. Têm uma função essencialmente energética.As vitaminas encontram-se principalmente nos legumes, nos frutos e no leite, sendo nutrientes com uma função protectora e reguladora. São geralmente identificadas pelas letras do alfabeto (vitamina A, B, C, D...), desempenhando cada uma funções específicas no organismo.
Retirado de: http://junior.te.pt/escolinha/anosLista.jsp?id=115&p=6&d=cn&t=apr

Ciencia,Nova tecnologia e Reprodução das Plantas


Ciência, novas tecnologias e reprodução das plantas Informação retirada do livro O Mistério da Vida - 6.º Ano, da Texto Editora
Inicio--------------------------------
Desde as técnicas tradicionais, como a enxertia, até às técnicas modernas, como a produção in vitro, há muito tempo que o Homem tenta melhorar a qualidade das plantas e aumentar a sua quantidade, baseado no conhecimento dos seus processos de reprodução.Isto sucede principalmente com as espécies que utiliza como alimento - como as árvores de fruto, os legumes e os cereais -, mas também com as flores ou com as árvores produtoras de madeira.Na enxertia, a nova planta que se irá desenvolver apresenta as características que se pretendem preservar quer do enxerto quer do porta-enxerto, planta na qual se enxerta outra.
A produção in vitro é uma técnica experimental que se utiliza para se obterem fora do seu meio (como por exemplo em tubos de ensaio), em pouco tempo, grande quantidade de plantas com as características pretendidas.

Objectivo: Ler a História